1
uma mulher como uma manhã inacabada
queima os dedos no olhar do filho.
o céu limpo
acende-se-lhe no rosto.
2
a infância como uma vegetação profunda
enlaça-se às sílabas luzidias,
a janela sempre fechada
deixa ver o jardim tropical onde se formam
os teus pequenos órgãos.
3
penso em ti
e logo surge um leopardo de neve
que me fareja o pensamento.
4
o Buda embriagado que tenho na gaveta
convoca-me todas as noites
para fora do corpo.
**
A Editora Labirinto, a autora Sara F. Costa e o Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos convidam todas e todos a participarem no evento do lançamento do novo livro de Sara F. Costa, “Ser-Rio, Deus-Corpo” dia 12 de novembro pelas 16h. A apresentação do livro está a cargo de Emanuel Madalena. A sessão contará com leituras de Francisca Camelo, Luiza Nilo Nunes, Luís Aguiar e Tiago Moita. Na sequência da apresentação do livro instigar-se-á o debate “artistas em puerpério” com a presença de Constança Araújo Amador e Gabriela do Amaral.
Ser-Rio Deus-Corpo é o sexto livro de poesia original de Sara F. Costa. A poesia da autora de trinta e cinco anos é já um fenómeno que trespassa fronteiras. Os seus textos têm vindo a ser publicados e traduzidos um pouco por todo o mundo, tendo a autora sido convidada para participar em festivais literários em países como Espanha, Polónia, Turquia, Índia e China. O seu livro “A Transfiguração da Fome” obteve o Prémio Literário Internacional Glória de Sant’Anna para melhor obra de poesia publicada em países de língua portuguesa em 2018. Sara F. Costa, fluente em mandarim, publicou uma antologia de poesia chinesa contemporânea por si organizada e traduzida, fruto do contacto com os meandros literários e artísticos de Pequim, onde viveu até 2020.
Em 2021 foi-lhe atribuída uma das competitivas bolsas de criação literária financiadas pela DGLAB (Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas) do Ministério da Cultura Portuguesa. Fruto desse trabalho surge a obra que se apresenta“Ser-Rio, Deus-Corpo”, editada pela Editora Labirinto de Fafe que se consolida, há mais de vinte anos, como uma casa de referência na afirmação de novos valores literários da contemporaneidade portuguesa.
You might also like
More from Sara F. Costa
Cidade Cinza, de Sara F. Costa | Uma entrevista de Nuno Santos
Sobre Cidade de Cinza de Sara F. Costa | Uma entrevista de Nuno Santos
Luís Aguiar | «SER-RIO, DEUS-CORPO», de Sara. F. Costa
Os «pequenos pedaços de lava a enfeitar as pernas» O novíssimo livro da Sara F. Costa apresenta-se com um título pouco …