Marta Cortezão (acervo da autora)
TROVA, POESIA QUE NOS MOVE
O Café com Português apresenta Amazonidades: Gesta das Águas, da escritora Marta Cortezão. Esta obra explora temas relacionados com a cultura e a biodiversidade da Amazônia através de uma narrativa cativante a escritora aborda questões sociais, ecológicas e interações entre os povos amazônicos. A obra está dividida em cinco capítulos e traz à superfície histórias que refletem sobre a importância das águas e dos ecossistemas da amazônia, revelando como essas questões estão ligadas à vida e à identidade das comunidades ribeirinhas.
“Este livro faz um convite ao leitor. Entre nessa canoa e venha penetrar nesse labirinto de rios de Marta para fazer a escuta de uma fala caboca e ribeira do povo da floresta, que existe e resiste nesse chão molhado, nessa catedral de chuvas e rios supensos povoada por mitos e encantados, chama Amazônia.”
Wanda Monteiro (escritora amazônida)
❧
Rio I – Dos Acesumes
Ah, jurubeba formosa,
de pele tão espinhosa!
Somos muito parecidas:
no amor, na dor e na vida…
❧
Rio II – Das comilanças
Porque tu comigo é bom,
mas tucunaré, melhor.
Tucupi, limão, pimenta
o coração apascentam!
❧
Rio III – Das leseiras
Não mete a suja colher
no prato do meu chibé;
nem intrusa opinião
em meu singular pirão.
❧
Rio IV – Das caboquices
Emprenhei-me de palavras,
abarrotei-me de estrelas;
me derivei em mormaços
e pari trovas faceiras.
❧
Rio V – Dos encantados
Longe cantou o Acauã
noite de quentes suspiros;
teu cheiro de tucumã
incendeia-me a libido.
❧
Marta Cortezão é escritora e poeta amazônida, radicada na Espanha desde 2012. Realiza vários projetos literários de divulgação e promoção da literatura de autoria feminina. Possui poesia e contos publicados em antologias, tanto nacionais como internacionais. Coorganizadora e idealizadora do projeto editorial Enluaradas (poesia contemporânea de autoria feminina). Administra o blogue Feminário Conexões junto a várias escritoras e poetas parceiras. Colunista da revista digital Voo Livre/SP, onde publica artigos sobre poesia contemporânea de autoria feminina. Livros publicados: Banzeiro manso (Porto de Lenha Editora, 2017), Amazonidades; gesta das águas (Penalux, 2021), Aljavas para Cupido, meu silêncio lambe tua orelha (TAUP, 2023), Amazonidades: gesta das águas (2ª edição, Editora TAUP, 2024) e imagética do despropósito (Selo Invencionática / Editora Bestiário, 2024).
You might also like
More from Café com Português
Uma dose de poesia com Isa Corgosinho | Carla Nepomuceno
O Café con Português oferece cinco poemas do livro PANÓPTICOS & GIRASSÓIS da escritora brasileira Isa Corgosinho. «...Para ser capaz …
À conversa com Luciene Carvalho | Carla Nepomuceno
Luciene Carvalho, a primeira mulher negra no Brasil a assumir a presidência de uma Academia de Letras