O passado mês de Maio abriu na Corunha um novo espaço, único em toda a península, para o trabalho com gravuras seguindo as técnicas litográficas: Milpedras. Guiado por um incansável ourive da beleza, Rubén Fenice, mostra todo um universo plástico, abrindo as perspectivas de todos os criadores para os livros de artista, a elaboração do papel, a tipografia, xilografia, litografia e a gravura em geral.
Conta já com um fundo importante de múltiplas obras que se podem visitar ali, e tem quase a ponto os cursos de formação, para além de podermos aventurar-nos nos mundos que chegam através dos seus enlaces, muitos deles desconhecidos para a imensa maioria do público.
Trás a inauguração, bem movida graças aos Rockers e à que acudiu gente mui diversa, desde o poeta e tradutor Xoán Abeleira até a grande artista mexicana Elizabeth Ross, queda livre o caminho para confluir as diferentes maneiras de criação cultural e artística: é expresso desejo de Milpedras assentar-se num cruzamento permanente dessas linhas que parecem muitas vezes dissentir mais do que dialogarem livremente num encontro que, achamos, é consubstancial à sua própria existência, ou o que é o mesmo, à nossa própria vida.
Só queda parabenizar ao Rubén, desejar-lhe o melhor e propor-lhe a quem leia isto um passeio por este lugar onde libertar, através dos olhos e das mãos, a sua parte mais criativa.
You might also like
More from Arte
Xosé Díaz: “Se fose catalán, Luís Seoane sería moito máis ca Miró”
Xosé Díaz en Xornal de Galicia: «[...] A pesar de todo o que fixo, a súa pegada nunca foi ben …