Decidi escrever para colocar um pouco de sangue em cada letra pra que ela viva e essa história morra em mim (Thayane Gaspar Jorge)
❧
Thayane Gaspar Jorge é professora, jornalista, escritora e investigadora. É graduada em Comunicação Social (UCB, 2014) e Letras: português/literaturas (UERJ, 2016), pós-graduada em Português para Estrangeiro com a investigação O ensino da língua portuguesa na Galiza e a Lei Valentín Paz Andrade: O Modelo Burela (UFF, 2021), mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada, Galícia, nai e señora? Celtismo e masculinização do nacionalismo galego em «Na noite estrelecida» (UERJ, 2019) e doutoranda em Ciência da Literatura com a investigação A velha feminização e redirecionamento do discurso nacionalista na literatura infantil e juvenil galega (UFRJ).
Thayane Gaspar Jorge conta com uma série de publicações sobre literatura e língua galega no Brasil e no exterior é autora da obra Nossa Concha de retalhos (Editora Menino Morreu, 2022). Publicou anteriormente os romances Princesa de Gelo (Editora Modo Tradicional, 2012) e Mitral: o esconderijo do mundo (2013) também pela Editora Modo Tradicional.
A escritora brinda-nos com a leitura de um excerto do seu último livro Nossa concha de retalhos, uma novela em prosa poética que questiona o conceito de amor romântico.
Thayane também é a administradora do blog Sempre Alba, com o objetivo de difundir a cultura galega.
Carla Nepomuceno. Galiza, março de 2023
❧
More from Café com Português
Monique Bonomini aceita o desafio | Café com Português
Monique Bonomini: "Aceito o desafio e me comprometo a escrever". Para a secção «Café com Português» a escritora lê o …
Manuella Bezerra de Melo: “Batom” | Café com Português
Para a secção «Café com Português» a escritora e jornalista Manuella Bezerra de Melo lê o poema "Batom", que será …