PRÉMIO LITERÁRIO GLÓRIA DE SANT’ANNA
PRÉMIO AO AUTOR DO MELHOR LIVRO DE POESIA
1ª EDIÇÃO EM PORTUGAL, PAÍSES E REGIÕES LUSÓFONAS
O escritor João Luís Barreto Guimarães (Válega, Portugal, 13 de Maio de 2024) é o vencedor do 11º Prémio Literário Glória de Sant’Anna, com a obra ABERTO TODOS OS DIAS, QUETZAL – GRUPO BERTRAND – Portugal.
O Jurado Álvaro Carmo Vaz refere no seu texto de apreciação: “Em muitos dos poemas de Barreto Guimarães há uma ironia, quase sátira, mesclada de tristeza, por certos aspectos da actual evolução tecnológica acelerada que, mais do que ser-nos oferecida, nos é imposta, por uma certa desumanização da Humanidade. Leia-se o poema “Gostaria de partilhar comigo o resto da sua vida?”, retrato de uma situação que encontramos repetidamente no nosso dia a dia, máquinas impessoais substituindo a interacção com pessoas, sem dar hipótese a uma qualquer rebelião. […]
Gostei imenso deste “Aberto todos os dias”, o próprio título sendo uma interrogação crítica sobre o descanso semanal sacrificado ao deus sacrossanto do consumismo. Os meus parabéns a João Luís Barreto Guimarães por este belo livro de poesia…”
O Jurado Xosé M. Eyré refere no seu texto de apreciação: “Un libro de poesía non se escribe en dous días, está sempre aberto na mente do autor como posibilidade de inserir novos textos, modificar os existentes ou enviar ao exilio algún que xa non convence. Un libro, como obxecto material que é, ten un prezo para que poidamos adquirilo nesta vida mercadotécnica que nos asolaga, que nos comprime e exprime. Mais ese libro custou un traballo que non se paga cos cartos coma un peixe, pan ou algo para beber. A única forma de corresponder dalgunha maneira á xenerosidade autorial é mantelo aberto e regresar a el todos os día. Porque a poesía sempre é un acto de comunicación, no cal a voz poética expresa e comparte un mundo interior que, desde a sensibilidade, obra en nós a milagre de recoñecer a beleza e setirnos satisfeitos ou incomodados diante do que lemos. Para sentirnos vivos todos os días abertos.”
❧
Além do Prémio, João Luís Barreto Guimarães receberá uma gravura original, de uma série de retratos de Glória de Sant’Anna, obra de Rui Paes.
Para além do vencedor a Lista Final 2024 incluiu: Sara Duarte Brandão, Maria do Rosário Pedreira, José Viale Moutinho, J. Carlos Teixeira, Alberto Pereira, Ivo Machado e Ana Paula Jardim que foi vencedora deste Prémio em 2021.
A Cerimónia de entrega do Prémio realiza-se no dia 1 de Junho, no Museu Escolar Oliveira Lopes, em Válega.
❧
O Júri deste ano é composto por Xosé M. Eyré, crítico literário independente (Galiza), Anna Fresu, escritora e tradutora (Itália), Jacinto Guimarães (GAC, Portugal), Andrea Paes, poeta e ourives, (Portugal), Álvaro Carmo Vaz, escritor e professor (Moçambique).
O Prémio Literário Glória de Sant’Anna é um prémio Internacional de Poesia em memória da Poeta Glória de Sant’Anna. O valor do prémio de 3.000,00 euros é destinado ao autor do melhor livro de Poesia em Língua Portuguesa publicado no actual biénio. Organizado pelo Grupo de Acção Cultural de Válega (GAC) e filhos de Glória de Sant’Anna.
Entidades patrocinadoras deste ano: Câmara Municipal de Ovar – Junta de Freguesia de Válega – AquaHotel Ovar – Jornal de Válega – Harald Nilsson AB.
Revistas: Caliban (Portugal), Catalogus (Moçambique), Kilimar (Moçambique), Palavra Comum (Galiza) e Quiasmo (Galiza).
Particulares: Lisete Melo Moreira, Margarida Gracias e Maria Fernanda Morais.
❧
Para mais informações, é favor contactar: Inez Andrade Paes (coordenação do Prémio Literário Glória de Sant’Anna): premio.literario.poesia@gmail.com
Américo Matos (organização – Grupo de Acção Cultural de Válega-GAC): jornaldevalega@gac-valega.com
Ou visitar: http://gloriadesantanna.wordpress.com/
You might also like
More from Contributos de:
Uma dose de poesia com Isa Corgosinho | Carla Nepomuceno
O Café con Português oferece cinco poemas do livro PANÓPTICOS & GIRASSÓIS da escritora brasileira Isa Corgosinho. «...Para ser capaz …