Quando a poesia aconteceu!
Na sua 1ª edição presencial, o Café com Português afirma-se como a concretização de um sonho, um sonho maior, tornado realidade: a literatura em galego-português é um bem acessível.
O Café com Português, encontros literários na Galiza, inaugurou em dezembro de 2023 uma nova etapa no seu lançamento presencial.
A primeira edição presencial do Café com Português – organizada e apresentada por Carla Nepomuceno – recebeu escritoras e escritores do Brasil, Galiza, Guiné-Bissau e Portugal.
A organização destaca o interesse por parte das e dos espectadores não apenas da Galiza, mas do Brasil que estiveram presentes no evento, fruto de um trabalho pluricêntrico que se refletiu na adesão por parte do público em geral. Poesia, conversa e muita música envolveram o evento na emblemática Associação Amigos dos Museus de Galicia – Portas Ártabras, absorvidos pelo ambiente da cidade velha da Corunha.
Inma Doval, Emma Pedreira, Tati Mancebo, Paulo Mirás, Katia Marchese, Kátia Casimiro, Célia Evaristo, Luísa Fresta e Iolanda Aldrei foram os nomes que passaram pela primeira edição presencial do Café com Português. Com aposta na divulgação da literatura dos países de Língua Portuguesa, a noite do dia 15 de dezembro de 2023 foi preenchido por momentos agradáveis de partilhas.
❧
De olhos postos no futuro
O Café com Português pretende que o evento seja um espaço de encontros e partilhas, e deixa já o mote para este novo ano, sublinhado que pretendemos “encher” as ruas e os espaços culturais da Corunha de literatura em galego-português. Esta oferta cultural será, portanto, pluricêntrica e multidisciplinar, visando atrair o interesse da comunidade galega, reunindo escritoras, escritores, leitoras, leitores, músicos, livros, conversa e muito mais.
Iolanda Aldrei é de Santiago de Compostela, professora, escritora e ativista. Contribui à investigação sobre a literatura dos países de Língua Portuguesa e é reconhecida pelas suas obras literárias que vão da poesia, passando pelo ensaio e à narrativa.
Célia Evaristo nasceu em Tomar – Portugal, declara-se mulher, menina, poesia: feita de palavras de amor e de mar. É professora e já participou em diversos concursos de conto e poesia É autora da página no Facebook Histórias de Amor com Aroma do Mar, que dá nome ao seu primeiro livro de poesia, publicado em 2022. A Borboleta Pimpineta e as suas histórias a rimar, publicada pela Oficina da Escrita, 2023 é a sua mais recente obra.
Emma Pedreira é uma das vozes mais poderosas da atual literatura galega, integrante da chamada Geração dos 90. Publicou a sua primeira obra em 1999, recebeu vários prêmios e escreve desde a sua visão crítica, poderosa e feminista.
Kátia Casimiro é da Guiné-Bissau, vive em Portugal há anos. É autora de várias obras infanto-juvenis, já participou de várias coletâneas e antologias nos países de Língua Portuguesa. A sua mais recente obra é A Cana de Bambu, publicada em 2021, pela Editorial Novembro.
Paulo Mirás é de Ordes – Galiza, professor, escritor e acadêmico correspondente da Academia Galega da Língua Portuguesa. Foi responsável das antologias de Ricardo Carvalho Calero e Ernesto Guerra da Cal. Responsável também pela biografia de Ricardo Carvalho Calero, publicou recentemente o poemário A Toada de Pedra, Medulia editorial, 2023.
Katia Marchese nasceu em Santos – São Paulo, é poeta e leitora ávida de poesia, com textos publicados em várias antologias. O Herbário da Memória é a sua obra mais recente, onde fala sobre a sua perceção do tempo, das lembranças familiares, dos afetos persistentes, da crise ambiental, etc.
Inma Doval é escritora, poeta e artista plástica. Participa e organiza desde o ano 2014 o clube de leitura e encontros literários Nébeda na Universidade da Corunha. O seu mais recente trabalho é a obra Entre Leiras e Labores, uma antologia verbo-visual de autoras galegas, publicado em 2022 pela Urutau.
Tati Mancebo, d’A Corunha, é poeta, crítica literária, gestora cultural e tradutora. Participou em várias publicações coletivas e recitais poéticos. Traduziu guiões de filmes e poesia inglesa, irlandesa e americana para revistas e meios eletrônicos.
Luísa Fresta, portuguesa e angolana, viveu a maior parte da sua juventude em Angola, país com o qual mantêm laços familiares e culturais. Vive em Portugal desde 1993. Na sua mais recente obra Casa Materna, publicada em 2023 sob a chancela da Editorial Novembro, encontramos caricaturas de tipos sociais, paisagens, ambientes inesperados, figuras reais que podem atirar-nos borda fora.
❧
Ao longo desses anos, o Café com Português celebra a literatura em galego-português, fortalecendo a diversidade cultural e promovendo partilhas com amantes da literatura.
E o Café com Português é isto: um espaço de encontro artístico e literário em galego-português.
Muito obrigada e que venham os próximos encontros!
Podem acompanhar os nossos encontros aqui:
You might also like
More from Café com Português
Uma dose de poesia com Renata Magliano | Carla Nepomuceno
Renata Magliano transmite realidades sobre os assuntos humanos e o conhecimento, através dos mais variados afetos. Para saber um pouco …
À conversa com Julia Peccini, poeta finalista do Prêmio Oceanos 2023 | Carla Nepomuceno
Julia Peccini Café com Português Você lembra de quando tinha 24 anos? Onde costumava ir, quais eram os seus sonhos, a música …