AO PÉ DA LETRA
O livro santo dizia que a mulher era inferior e que o deus tenha feito o homem para ser servido pela mulher. Aliás, as mulheres nem podiam sair sozinhas e deviam ir cobertas, que nem os olhos se lhes viam. Porém, chegou a internet e as mulheres tomaram consciência de que noutras partes do mundo as mulheres não viviam assim.
Quando o líder religioso quis tomar medidas, já foi impossível, todas as mulheres do país tinham ido embora, todas tinham fugido. Não havia nenhuma. Só ficavam homens. Já nenhum homem já tinha filhas, esposas, irmãs, avós.
Porém, o livro santo sempre ia ter razão. O líder, por uma vez na sua vida, olhou para o malvado Ocidente e decidiu utilizar os avanços tecnológicos. Assim, uma noite disse que tinha encontrada umas linhas novas no livro sagrado em que se dizia que, caso não houvesse mulheres demais, alguns homens seriam tomados como fêmeas. E foi lá como o líder impôs a mudança de sexo cirúrgica por ser vontade do deus.
Se calhar, foi assim como alguns homens finalmente compreenderam… [censura]
❧
A MENINA QUE MEMORIZOU O LIVRO SANTO
A menina apareceu em todas as estações da televisão. O seu mérito? Ela tinha memorizado todo o livro santo, com 12 anos.
— Isto é para verem que na nossa religião as mulheres são consideradas queridas do deus.
A menina ficava hierática, só deixava à vista o óvalo do seu rosto, toda vestida em preto.
Um jornalista perguntou:
— A passagem da cobra?
— Sede astutos como a cobra, diz o deus, para enganar os vossos inimigos. Fugi entre as pedras em silêncio e esperai pelo momento em que eu vos der as forças para atacardes os inimigos da fé —recitou a menina sem pestanejar.
Outro jornalista perguntou:
— A passagem dos infernos?
— Arderão para sempre nos infernos aqueles infiéis que não acreditem em mim e ofendam os meus seguidores —voltou a recitar a menina.
Todos aplaudiram. Depois a menina foi colocada numa vitrina à entrada do templo com apenas uma cadeira, com um mealheiro fora para colocar moedas e um cartaz que dizia:
«Por três moedas, a menina recitadora que conhece de cor todo o livro sagrado recitar-te-á qualquer passagem que tu lhe pedires»
Faça-se a vontade do deus.
❧
O PASTOR DE FIÉIS
O anúncio na imprensa dizia muito claramente: «Procura-se pastor para tomar cuidado das almas de uma comunidade de crentes». A comunidade estava muito isolada, por isso não conseguiram encontrar um pastor para a guiar, mas os crentes tinham certeza de que o seu deus forneceria uma solução, por isso colocaram o anúncio.
E o deus deles escutou o rezo. Logo apareceu um homem de olhar profundo que disse que ele era pastor e que ia ocupar-se com aquele rebanho de almas. E a coisa funcionou muito bem.
Após vários meses em que a comunidade até cresceu graças ao bom fazer do novo pastor, chegou o bispo para fazer uma visita ordinária.
— Diga-me, pastor Luís, você onde se formou como pastor que sabe guiar também o rebanho?
— Eu? Com o meu próprio rebanho de cabras e ovelhas na aldeia, bispo. Foi pena que morressem todos aqueles animaizinhos por causa dos alagamentos, também o meu cão Filipo. Se ele estivesse cá comigo, este rebanho iria ainda melhor, acredite-me, bispo, acredite-me, porque todo rebanho preciso de um bom cão pastor, este também.
❧
You might also like
More from Contributos de:
Poemas a Camões | Recital poético
O Camões - Centro Cultural Português em Vigo apresenta um evento de poesia, com a participação dos poetas portugueses Renato …
Três galegos no comité organizativo da PROPOR 2024 | Brais Rivas Ferraces e Luigi Cavaliere Martínez
"Challenges and opportunities for the Portuguese/Galician-speaking language industry in the age of LLMs". Senén Barro Ameneiro (CiTIUS, Galiza), Diego Vázquez …