Se o mundo parecia ter abandonado definitivamente o rural e transformado as cidades no berço frenético do nosso cansaço. Se a falta de tempo, os banquetes de plástico, a adição aos smartphones, a superficialidade das selfies ou o império da beleza e da estética do polido se tornaram num paradigma inquestionável dos nossos dias, Chola & Lola, uma “It-Girl”, como ela própria se define, chega para desmistificar este panorama.
Nesta nova produção de Artesacia, Chola é mecânica, bloguer e youtuber. Em palco é autêntica, livre e soberana com um humor irresistível que abre a porta para a descoberta do verdadeiro eu do seu público, rompendo essas máscaras que velam o autêntico. Na obra, Chola vai partilhando, com a ajuda de amigas locais e internacionais, os segredos sobre como se tornar numa verdadeira “It-girl” rectificada. Chola, revela a realidade imperfeita na qual vivemos, longe dos cânones, das selfies, desses deuses da instância imaginária da autenticação.
Aquele projecto que começou como uma webserie reinvindicando a mulher natura-rural, na qual Chola & Lola recuperavam ao jeito de savoir-faire as receitas caseiras, no palco, Laura continua a tunear Chola, conciliando elementos da sabedoria popular com a tecnologia e o mundo do motor, revelando o inconformismo e a força redentora de uma mulher que procura superar-se a si mesma numa busca incessante rompendo o ideal perfeccionista e dignificando a sua independência.
A alma inquieta que se encontra por trás do éxito de Chola é Laura Villaverde, uma actriz galega raiana, que apesar de jovem conta já com uma longa trajetória cénica. Dramaturga, directora e intérprete, Laura aplica no seu trabalho a técnica de viewpoints, incorporada após uma incursão pessoal com Anne Bogart em Nova York e cujos últimos trabalhos têm revelado o seu talento na construção de múltiplas personagens, assim como uma incursão por diferentes formatos como o videomapping, live-cinema e curtas-metragens. Prova da sua madurez e versatilidade como actriz são projectos tais como “Uvas de collón de ghalo“, “Unha casa com silveiras”, “Zugunruhe” ou a obra de teatro sobre a tradição migratória “Balor na acción dunha cadeira”.
Em paralelo com as actuações de Chola & Lola, Laura Villaverde participa actualmente como actriz principal na primeira longa-metragem de Roi Fernandez “Ursúas“, neste momento em fase de pós-produção e sobre a qual dedicamos anteriormente um artigo.
Este artigo teve a colaboração da Joana Magalhães.
You might also like
More from Cinema
Entrevista | Roi Fernandez: “Caminhar é um acto profundamente político”
Roi Fernández (A Coruña, 1979) percorre formas híbridas de narração audiovisual e escénica desde 2001, passando pelos campos do cinema, …
Filmografía de Marguerite Duras: Un berro na noite
Na noite, os amantes rotos que desexan pousar os seus beizos nos beizos do outro e se configuran nunha epifanía …